Cartilha sobre Segurança Virtual ensina crianças a se protegerem na web

A segurança virtual é importante não só para as pessoas que trabalham com a internet, mas sim todos os usuários que utilizam a rede mundial de computadores para diversas atividades — o que também inclui crianças e suas utilizações de entretenimento e educativas.

Mas considerando que as crianças ainda estão em processo de amadurecimento na vida, elas são muito sujeitas a caírem em golpes virtuais. Sabendo disso e pensando nos cuidados das crianças a Siemens lançou no Brasil a cartilha Cuidados Cibernéticos – O Livro de Atividade de Segurança que conta com dicas para deixar a garotada mais consciente em relação aos perigos da internet.

A cartilha, que conta com 21 páginas, aborda a segurança virtual para crianças de maneira divertida e educacional, a partir de atividades como desenhos para colorir, histórias interativas e até mesmo receitas culinárias relacionadas — tudo isso enquanto destaca golpes como o phishing e engenharia social, crimes comuns na internet.

Importância de segurança virtual para crianças

Além das atividades e da explicação sobe o phishing, a cartilha também explica para as crianças quais são os dados mais visados pelos criminosos virtuais, a partir de narrativas infantis estrelando os Guardiões da Cibersegurança, equipe de personagens que vivem aventuras sempre se protegendo dos perigos da internet.

As dicas contidas na cartilha são importantes e podem ajudar as crianças a desenvolverem formas de se proteger e tomar cuidado na internet. Embora para adultos tudo pareça um tanto quanto óbvio, para os pequenos tudo pode ser um tanto quanto mágico e marcante.

Adaptado por: Lucely Vidal

Fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/cartilha-sobre-seguranca-virtual-ensina-criancas-a-se-protegerem-na-web-209194/